O alto volume de conexões de sistemas de energia solar no Brasil vem trazendo grande lucratividade para os empreendedores que atuam com a venda e instalação de placas solares.
Nem mesmo as sombras das possíveis alterações sobre as regras do setor foram capazes de bloquear a força da energia solar distribuída no Brasil, que cresceu mais de 212% em 2019.
Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 110.997 sistemas instalados no ano em todo o país, entre mini e microgeradores. Em 2018, o total foi de 35.540.
Oferecendo uma redução de até 95% nas contas de luz, a tecnologia fotovoltaica se tornou o desejo dos brasileiros cansados do alto preço da energia no país e sua frequente inflação. A grande oferta de luz do sol, fonte de energia mais abundante no Brasil somada ao potencial das placas solares, tornaram a tecnologia líder do segmento de geração distribuída, com mais de 99% dos geradores conectados à rede.
Incentivados ainda mais por linhas de financiamento de energia solar acessíveis e a garantia de redução na conta de luz, mais consumidores aproveitaram para obter sua independência energética.
Esse crescimento aquece o mercado, desde a criação da GD, em 2012, já foram movimentados R$4,8 bilhões, segundo os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Os números atraem cada vez mais empresários interessados em abrir seu próprio negócio de energia solar e pegar carona nesse crescimento. Embora o número de empresas de energia solar no Brasil ainda seja pouco, está crescendo junto com o segmento de geração distribuída.
Com pouco mais de 150 mil sistemas instalados atualmente, espera-se que a geração distribuída atinja 1,35 milhão de brasileiros até 2027, segundo a Empresa de Pesquisa de Energia (EPE).
FONTES, Ruy. Microgeração de Energia. Disponível em https://blog.bluesol.com.br/microgeracao-de-energia. Acesso em 16 de janeiro de 2020.
FONTES, Ruy. Mercado Solar Brasileiro favorece empreendedores. Disponível em https://blog.bluesol.com.br/mercado-solar-brasileiro-favorece-empreendedores. Acesso em 16 de janeiro de 2020.